Projeto O Tempo Encantado | Lei Rouanet

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 Ministério do Turismo, Hapvida e Vovó Cachola apresentam



O Tempo Encantado

Projeto de circulação do espetáculo infantil "TiC TAC Era uma vez" e Oficinas de Artes Cênicas

   O Espetáculo | ProgramaçãoOficinas de Artes Cênicas   

De Setembro à Novembro de 2022
em Ribeirão Preto, Franca e Sertãozinho


Assista o trailer e veja tudinho como foi maravilhoso esse projeto!


Confira as informações e as atividades realizadas


Com apresentações do espetáculo infantil "TiC TAC Era uma vez" e Oficinas de Artes Cênicas o projeto também buscou enriquecer o imaginário do público infantil com a vivência dos contos e brincadeiras da encantaria popular brasileira e promover a formação cultural das crianças.

 

  • 15 Atividades

Tudo gratuito.

O projeto teve como principais objetivos contribuir para a democratização do acesso à cultura, à formação da identidade cultural e a valorização da cultura popular brasileira, por meio das atividades que foram oferecidas gratuitamente à população no período de Setembro à Novembro de 2022.

  • 3 Cidades

Franca, Ribeirão Preto e Sertãozinho.

O projeto “O Tempo Encantado” realizou, em cada cidade contemplada, duas sessões gratuitas do espetáculo infantil “TiC TAC Era uma vez”, sendo que, uma das sessões foram oferecidas majoritariamente às escolas públicas e entidades sociais que atendem crianças oriundas de camadas menos assistidas da sociedade, que residem em locais de vulnerabilidade social, assim como as crianças portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

  • 6 Apresentações

Do espetáculo "TiC TAC Era uma vez" para o público infantil.


O espetáculo infantil “TiC TAC Era uma vez”, produzido pela Cia Vovó Cachola, foi criado com a intenção de promover a cultura popular e a formação da identidade cultural do público infantil, a partir de um trabalho de pesquisa de contos tradicionais e histórias da encantaria brasileira que são abordados no espetáculo.

Segundo Lydia Hortélio, pesquisadora da cultura tradicional da infância, esta etapa da formação é um momento de descobertas essenciais para a construção do ser humano, pois é na infância que o ser criança inicia a sua relação com o mundo. O hábito de ouvir histórias desenvolve a capacidade da criança em formar imagens, aumenta a concentração, desperta o interesse pela leitura e participação, contribui para a formação do raciocínio lógico e para a resolução de conflitos. Dessa forma, por meio da apresentação do espetáculo de teatro, além de despertar o interesse pela cultura e desenvolver a capacidade de imaginação, o projeto também irá promover o contato das crianças com o teatro, a música e elementos da cultura popular, contribuindo para a sua formação cultural, colaborando para a integração dos saberes populares entre as gerações passadas e atuais e para a construção das diversas formas de pensar as relações humanas.

A cultura popular de um povo como base de formação é de suma importância para a criação e valorização da identidade cultural. A realização do projeto irá contribuir para a preservação e divulgação da cultura popular, através do conhecimento dos contos e da vivência das manifestações da cultura tradicional brasileira.


  • 6 Oficinas de Artes Cênicas

Jogos Teatrais, Brincadeiras Cantadas, Palhaço, Dança Teatro, Máscaras Teatrais e Expressão Vocal para alunos do ensino fundamental da cidade de Ribeirão Preto.

O projeto também realizou, na cidade de Ribeirão Preto, seis oficinas de artes cênicas, compostas de quatro encontros cada uma, para alunos do ensino fundamental de escolas públicas, entidades sociais e público em geral da cidade.


A importância das artes cênicas no desenvolvimento do público infanto-juvenil é fundamental, pois através do teatro, da dança, do circo, a criança passa a exprimir seus próprios pensamentos e criar suas próprias histórias. Segundo Piaget, a criança a partir de dois anos de idade ultrapassa a barreira da simples percepção, ou seja, a criança começa a usar sua criatividade para imaginar, usando o “faz de conta” para expressar seu pensamento e assim buscar o significado da vida e o que acontece ao seu redor.

O jogo teatral é essencial para favorecer o desenvolvimento global da criança, trabalhando a autoconfiança, autoestima e o pensamento crítico. Ao exprimir-se livremente, a criança interage com os outros respeitando a expressão de cada um. Com isso estabelece interação com o grupo, proporcionando um desenvolvimento emocional saudável. Segundo Japiassu, reconhecido filósofo brasileiro, a finalidade do jogo teatral na educação escolar é o crescimento pessoal e o desenvolvimento cultural dos jogadores por meio do domínio, da comunicação e do uso interativo da linguagem teatral, numa perspectiva improvisacional ou lúdica. O princípio do jogo teatral é o mesmo da improvisação teatral, ou seja, a comunicação que emerge da espontaneidade das interações entre sujeitos engajados na solução cênica de um problema de atuação. Japiassu também fala que a introdução do teatro e de outras formas de expressão artística na educação escolar contemporânea ocidental trouxe consigo a discussão do sentido do ensino das artes para a formação das novas gerações. 

Dessa forma, as oficinas de artes cênicas e as suas linguagens colaboraram para o desenvolvimento da expressão, comunicação e favoreceram o conhecimento cultural nas esferas cultural, social e educacional dos participantes.

  • 3 Bate-papos sobre Produção Teatral

Para alunos e educadores das escolas e entidades sociais parceiras do projeto.

A fim de proporcionar uma ação formativa para alunos e educadores da rede municipal de ensino de cada cidade em que o espetáculo foi apresentado e buscando ampliar o conhecimento sobre o setor cultural, o projeto realizou, logo após a primeira apresentação do espetáculo, um bate papo sobre produção teatral, abordando todas as áreas e profissionais que envolveram a criação da peça e seus elementos cênicos.

O conhecimento de todas as áreas que podem envolver a produção de um espetáculo de teatro, como a atuação, a sonorização e a iluminação é de fundamental importância para a compreensão do público em relação à importância do fazer artístico e da cultura para a sociedade. Para tanto, o bate-papo também buscou esclarecer as principais dúvidas e curiosidades do público presente.

  • 1,7 mil Pessoas Contempladas

Incluindo alunos de escolas e entidades sociais, crianças, pais, educadores e público em geral que se beneficiaram diretamente.


  • 2 Medidas de Acessibilidade

Todas as atividades contaram com acessibilidade em LIBRAS para pessoas surdas ou com deficiência auditiva e com AT (Atendimento Terapêutico) para pessoas cegas ou com deficiência visual.


  • 30 Profissionais

Contratados para atuar no projeto diretamente.

Diversos trabalhadores da cultura, entre produtores, atores, músicos, contra-regra, intérprete de libras, operador de som e de luz, fotógrafo, videomaker, contador, advogado, oficineiros, assessoria de imprensa e mídias sociais atuaram na realização das atividades do projeto que contribuiu para a geração de emprego e renda e para a economia local das cidades contempladas pelo projeto.


Cia Vovó Cachola

Há 9 anos promovendo o acesso à cultura em Franca e região. Mais de 30 mil pessoas contempladas através dos projetos culturais.

Criada em 2013, a companhia realiza um trabalho de estudo e pesquisa voltado para a democratização do acesso e educação à cultura, buscando contribuir para a formação e a valorização da identidade cultural. A Cia Vovó Cachola atua principalmente em projetos e espaços culturais da região de Franca - SP.

Edinho e Anabrisa, os atores e produtores da Cia Vovó Cachola



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