Espetáculo TiC TAC Era uma vez

0

Sinopse

Em algum lugar das nossas lembranças o tempo parou para brincar de contar histórias. No tempo mágico das histórias o universo imaginário da encantaria brasileira pula as janelas para o mundo real transformando o tempo do relógio. No faz de conta do tempo, surge primeiro a noite e com ela os sonhos, a imaginação, os seres encantados e as brincadeiras. A noite de dentro e a noite de fora passam a alimentar a vida com novas possibilidades de amizade entre nós, o mundo e o tempo.

Infanto-juvenil, 45 minutos.
Classificação: Livre para todos os públicos.
Tema: Cultura popular | Conteúdo: Histórias da encantaria brasileira.

Ficha Técnica

Produção: Vovó Cachola | Elenco: Anabrisa Tamaso e Edinho Souza | Direção: Manuela Figueiredo | Direção e Composição Musical/ Trilha Sonora: Gabriel Terra | Músicos: Carol Capacle e Allê Trajan | Fotografia e Audiovisual: 3B Produções | Figurino e Designer: Júlia Fagundes | Costureiras e Crocheteira: Céu Peças Artesanais, Artmao e Vilma Tamaso | Cenografia: Anabrisa Tamaso e Daniela Schiavottiello | Texto: Inspirado nas histórias da coleção Estórias e Lendas do Brasil contadas pelo Arrelia | Produção Técnica Som e Luz: Hélio Simões | Contra Regra: Mariana Caramore

Trailer


Fotos


TIC TAC Era uma vez

O espetáculo

O espetáculo foi inspirado na trajetória dos autores e folcloristas como Câmara Cascudo, Ariano Suassuna, Antônio Nóbrega e Lydia Hortélio. Mas, foi nos textos de Gonçalves Ribeiro para a nostálgica coleção Estórias e Lendas do Brasil contadas pelo Palhaço Arrelia de 1975 que o espetáculo realmente encontrou o seu caminho. A narrativa conta a viagem divertida do Palhaço Arrelia com um grupo de crianças pelas cinco regiões do Brasil, as quais compreendem os volumes da coleção, na qual o personagem principal vai contando os contos, lendas e costumes dos lugares por onde passam. O espetáculo convida o público para entrar no tempo mágico das histórias. Inspirado nas histórias “Como Surgiu a Noite”, “O Saci” e o "Espelho Mágico”, da coleção Estórias e Lendas do Brasil, o espetáculo traz o sonho de embelezar o imaginário com a vivência dessas histórias que fazem parte  da encantaria popular brasileira.
A lenda indígena “Como Surgiu a Noite” fala de um tempo sem tempo, onde só o sol ficava brilhando no céu o tempo todo e a noite era um segredo guardado por uma cobra grande e egoísta. Com a noite, surgem os seres encantados e lá vem o Saci, com uma perna só, trazendo a história de uma das suas travessuras. Entre uma história e outra, o espetáculo vai sendo acompanhado de músicas tocadas ao vivo e muita interação com o público. A última história leva um rei entediado e o público para uma viagem inesperada por um espelho mágico!
Durante todo o espetáculo, as crianças são convidadas a interagir e passam a fazer parte da história. As apresentações são acompanhadas de músicas que foram compostas especificamente para o espetáculo e são tocadas ao vivo por seus compositores durante a apresentação.

Histórico

Contemplado pelo Programa de Apoio à Arte e a Cultura da Prefeitura de Franca em 2015, o espetáculo circulou em 50 creches conveniadas com o município, alcançando um público de 5 mil crianças. Em 2017, com o apoio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC ICMS) e empresas parceiras, uma nova montagem do espetáculo foi realizada para uma temporada de seis apresentações no Teatro Municipal e circulação nas 26 escolas de educação infantil de Franca atingindo novamente um público de 5 mil crianças. Por meio do projeto itinerante do SESC Ribeirão Preto, o espetáculo realizou uma temporada de oito apresentações em quatro escolas municipais de educação infantil da cidade de Ribeirão Preto, contemplando 1,2 mil pessoas em 2018. Em 2019, o espetáculo “TIC TAC Era uma vez” fez parte da programação da 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto e realizou uma apresentação no Teatro Municipal de Ribeirão Preto e outra no stand da Fundação do Livro e Leitura na Praça Matriz para um público total de mil pessoas. Ao todo, desde 2015, o espetáculo já alcançou um público de 12,2 mil pessoas diretamente.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais
Accept !